Arqueologia amefricana em Porto Velho: uma dissertação escrevivida
Diana Pellegrini
Já tive muitas profissões, e todas ligadas à palavra e à ação social. Mas, desde cedo, o trabalho direto com textos escritos — redigindo, editando, revisando, traduzindo e ensinando — é a linha mais constante da minha vida profissional e da minha caminhada intelectual.
Cresci num mundo de livros, aulas, pesquisas e publicações. Com 13 anos, usando o primeiro computador que tivemos em casa, secretariei minha mãe para digitar, revisar e formatar os manuscritos da sua dissertação em Biblioteconomia pela ECA-USP. Gostei dessa tarefa longa, delicada e importante. Aos 16 anos, fiz uma parte dos meus estudos secundários na França, numa turma com ênfase em Literatura, que também oferecia aulas avançadas de inglês, espanhol, italiano, grego moderno, tradução, teoria musical e ciências. De volta ao Brasil, continuei a estudar línguas, linguística e literatura, além de Comunicação Social, Filosofia, Pedagogia, Permacultura e Ciências Sociais.
Concluí em 2005 a faculdade de Jornalismo na Fundação Cásper Líbero. Fui repórter, redatora e tradutora em revistas e agências de notícias, mas desde essa época também trabalhei como professora (alfabetizadora, educadora popular, educomunicadora e formadora docente), como revisora acadêmica e jornalística, como gestora e mediadora de projetos, e como assessora indigenista com povos do Amazonas, Rondônia e São Paulo.
Abri em 2016 a empresa social que chamei de ARTES BRABAS, para ter mais autonomia ao prestar serviços, consultoria e ação direta nas áreas de educação, comunicação, culturas e projetos locais. Mas só em 2022, no mesmo ano em que concluí a pós-graduação, criei os serviços de texto exclusivos da BravaPalavra.
Hoje tenho orgulho de ofertar uma marca própria de serviços textuais. Gosto de ver que meu trabalho eleva a qualidade dos gêneros acadêmicos e científicos, meu campo de especialidade. Também gosto do dinamismo do copywriting e da edição de conteúdos digitais e jornalísticos, que mantêm afiada a minha versatilidade linguística. Emprego, assim, toda a expertise que acumulei em vinte anos de redação, edição, revisão e tradução de textos especializados, criando as melhores soluções, mentorias e serviços editoriais para que você entregue sua pesquisa e sua mensagem na versão mais alinhada e potente.
Me sinto animada com o desafio de viver pelos meus valores — excelência, engajamento, originalidade, diálogo, elegância, rigor, erudição, humanismo, autoformação e constante aprendizado — para cumprir a missão de fortalecer pessoas, comunidades e pequenos agentes econômicos em sua autoexpressão e sua relação com a língua, o discurso, as culturas e o conhecimento humano, aguçando sua palavra escrita como forma de aguçar sua ação no mundo.
Desde 2011 também sou pesquisadora do Ceunir (o Centro Universitário de Investigações em Inovação, Reforma e Mudança Educacional, da Faculdade de Educação da USP). Escrevo e publico na área de Educação Escolar Indígena, e presto assessoria e formação para escolas e comunidades dos Baniwa-Koripako (noroeste amazônico) e outros grupos originários. Em 2021 me tornei responsável pela articulação geral da Linha de Pesquisa com Escolas Indígenas, que mantém um programa de investigação intercultural ativo desde 2010.
Currículos e publicações: Lattes | Orcid | Academia.edu | LinkedIn
FOTO: ALEXANDRE GONÇALVES
Seleção de trabalhos recentes
Seleção de trabalhos anteriores (2011-2022)
[E-book] Memórias do meu lugar: patrimônio cultural e território em Roraima
Livro e cartilha resultantes do projeto de educação patrimonial "Memórias do meu lugar", desenvolvido nos campi do Instituto Federal de Educação de Roraima (IFRR). Preparação, revisão e normatização de textos. 2022. Disponível aqui.
[Artigo] Uso de casos investigativos como estratégia para promoção de uma perspectiva mais crítica de Educação Ambiental
Publicado na revista Pesquisa em Educação Ambiental (v. 17, n. 1, 2022). Revisão de texto, revisão de resumos em inglês e espanhol, normatização e adaptação às diretrizes do periódico. DOI: http://dx.doi.org/10.18675/2177-580X.2022-15828.
[Dissertação] A bicicleta na cidade: interfaces entre a saúde e bem-estar na Agenda 2030 da ONU com a promoção da atividade física e o meio de transporte ativo em São Paulo
Trabalho defendido em 2022 no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física da EACH-USP. Normatização ABNT. Disponível aqui.
[Dissertação] Formação de professores indígenas no ensino superior: potencialidades e desafios políticos e epistemológicos da Licenciatura em Educação Básica Intercultural - UNIR
Trabalho defendido em 2021 no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas. Revisão de texto e normatização. Disponível aqui.
[Dissertação] Educação em direitos humanos: mudança de concepção entre participantes de uma política no município de São Paulo (2013-2016)
Trabalho defendido em 2020 na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa de Sociologia da Educação. Revisão de texto e normatização. Disponível aqui.
[Artigo] Teachers’ Ideas on Education: Approaches to Teachers’ Resistance to Reforms
Publicado em Comunicações (v. 25, n. 2, 2018). Tradução (versão do português ao inglês). DOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p167-184.
[Tese] Gestão escolar em territórios conflagrados: efeitos sobre a cultura profissional de diretores(as) de escolas públicas de São Paulo
Trabalho defendido em 2018 na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa de Sociologia da Educação. Revisão de texto e normatização. Disponível aqui.
[Dissertação] 'Bancada da Bala': discursos e práticas sobre punição, crime e insegurança na Assembleia Legislativa de São Paulo
Defendida em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da FFLCH-USP. Revisão de texto e normatização. Disponível aqui.
[Livro] Pela educação e pelo trabalho
Coletânea de textos de Adelino Tavares de Pinho, publicada em 2012 pela Biblioteca Terra Livre. Revisão e diagramação. Disponível para venda aqui.
[Livro] Escritos sobre Educação e Geografia
Textos de Élisée Reclus e Piotr Kropotkin, publicados em 2011 pela Biblioteca Terra Livre. Revisão e diagramação. Disponível para venda aqui.
Soluções de excelência em texto e linguagem. Para universidades e empresas, pessoas e comunidades.