top of page

Precisa de ajuda para escrever?

Depoimento: Percebi a diferença na minha escrita, o roteiro ajudou muito no foco, muita gratidão por me auxiliar!
Onça Braba, símbolo da BravaPalavra!

Os prazos. As dúvidas. As expectativas. A pressão. A saúde mental. O isolamento. Muita coisa desafia quem deve produzir um texto escrito. 

 

Seja você estudante, profissional, docente, pesquisador/a ou autor/a experiente, as fases de insegurança, sobrecarga, esgotamento e "bloqueio" são muito comuns. Ainda mais quando se trata de articular ideias complexas e expressar um pensamento original.

A tarefa de escrever é altamente pessoal; mas não precisa ser solitária. Que tal contar com interlocução especializada, contínua e sob medida?

 

Fortalecendo autores e autoras em fase de produção, a BravaPalavra oferece o serviço de mentoria pessoal de escrita, em ciclos quinzenais, mensais ou bimestrais. Você pode realizar um ou mais ciclos, elaborando um plano individualizado.

Quer receber nosso contato e conhecer os serviços de suporte profissional à sua escrita?

Como funciona? Mentoria de escrita em 5 passos

1. ESCUTA. Para compreender a sua situação autoral, entender as características do seu texto e traçar as metas do seu processo de escrita, o primeiro passo é o diálogo. O plano de acompanhamento é definido em conjunto, após a escuta atenta e ativa (por e-mail, whatsapp ou videochamada) das suas dificuldades e demandas.

2. REVISÃO. Cada ciclo de mentoria começa pela leitura crítica e revisão didática de seus originais em fase de rascunho. Enviando os textos como estão, você os recebe de volta com uma meticulosa correção demonstrativa de gramática, ortografia e pontuação, além de edições amostrais para coesão, clareza, rigor, concisão e elegância.

3. FEEDBACK. Após a leitura crítica dos rascunhos, cada ciclo oferece uma aula online personalizada (ou um parecer escrito dirigido), que apresenta e coloca em prática as recomendações e ferramentas desenvolvidas com exclusividade para enfrentar as suas necessidades e desafios pessoais de escrita.

4. PLANTÃO. O serviço inclui um plantão para solução de dúvidas e consulta de reescritas (por e-mail e whatsapp), garantindo suporte processual e contínuo à sua produção.

5. CONTINUIDADE. Sempre que necessário, você pode agendar novos ciclos para o mesmo texto, planejar uma sequência de ciclos, ou dividir um original extenso em ciclos menores, para abordar cada capítulo ou seção.

É disso que eu preciso!

Quer receber uma mensagem nossa, para contar com mentoria profissional e avançar na escrita?

Melhore seu texto, descomplique a redação, eleve a produtividade e domine as ferramentas de autorrevisão que favorecem seus objetivos pessoais e profissionais. Conte com a nossa parceria!

Solicitação recebida. Logo estaremos em contato ;)

"Os problemas que as pessoas têm ao escrever não derivam de alguma deficiência, falta de dedicação, pouco talento, ou qualquer defeito que elas possam imaginar como causa de suas dificuldades. A organização social na qual você escreve está criando essas dificuldades para você. Um exemplo muito claro é o modo como os estudantes ficam isolados, sentados sozinhos olhando a tela do computador, escrevendo frase após frase e apagando logo em seguida. Por quê?
 

Eis meu palpite. Talvez não se aplique à sua situação, mas lhe dará um ponto de partida para investigar. Você escreve a frase, e imagina uma pessoa lendo: pode ser um professor que você admira, ou um colega que 'todo mundo' acha ótimo. E então você pensa que, ao escrever, eles nunca têm as mesmas dúvidas que você tem, sobre o valor do próprio texto – não, eles simplesmente escrevem e acham que está perfeito. Mas é claro que isso não é verdade. Por exemplo, essa frase que você acabou de ler, reescrevi seis vezes até ficar assim. E posso mudar mais uma vez!
 

Esse problema nasce das condições de isolamento em que muitas vezes trabalhamos: enclausurados sozinhos num aposento onde ninguém vê o que estamos fazendo. É essa privacidade socialmente organizada a origem do problema! Se os autores soubessem que os colegas estão tendo as mesmas dificuldades que eles… bom, seria como uma dessas viroses que 'dizem que anda dando por aí', o que significa que todo mundo pega."
 

Howard Becker, sociólogo. Prefácio a Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos (excerto adaptado). Rio de Janeiro: Zahar, 2015. Disponível para leitura aqui.

Onça Braba, símbolo da BravaPalavra!
Logotipo da BravaPalavra!

Soluções de excelência em texto e linguagem. Para universidades e empresas, pessoas e comunidades.

bottom of page